Gastronomia grega
- Rafaella Novaski
- 5 de jul. de 2017
- 2 min de leitura
Segundo dia da nossa viagem pela Grécia e hoje vou falar de um assunto que todo mundo ama: comida! Além de toda a cultura, a Grécia é rica em culinária também. Os pratos do país possuem traços dos muitos povos que já viveram por lá. Bora conferir?
O primeiro prato que eu separei é o Gyros. Esse se assemelha muito ao kebab da culinária turca, pois a carne é feita no espeto giratório vertical. Geralmente o Gyros é feito com carne de frango, carneiro e porco. A carne vem no pão pita com salada e bastante molho e pode ser servida com batata frita para acompanhar. Parece bom demais!

Além dos pratos, eu também trouxe bebidas típicas da Grécia. Sabe aquele iogurte que tem nos supermercados aqui do Brasil com o nome “grego”? Pois é, esqueça tudo sobre ele. Na Grécia existe o Iogurte grego, mas ele é muito melhor do que você imagina. Bem, esse é menos doce e possui a textura mais grossa. Ele geralmente vem acompanhado de mel ou frutas, mas também pode ser servido puro. Dizem que o sabor é inesquecível.

O próximo prato também tem um toque da Turquia e é uma das principais comidas gregas. A Moussaka se assemelha com uma lasanha, mas sem massa. Ela é feita de berinjela, carne moída, batata e molho de leite. O sabor é único. A textura do prato é bastante leve, mas é bom não exagerar nas garfadas.

Sabe uma coisa que você encontra bastante na Grécia? Pessoas bebendo café gelado. O café em si é popular no mundo todo, mas o Frappé foi criado no país. Lá pelos anos 50 um funcionário da Nescafé inventou acidentalmente o café batido com cubos de gelo e a bebida se popularizou. Até hoje é típica e a favorita para os dias mais quentes. Legal, né?

Esses são apenas alguns dos pratos típicos do país, é claro! Mas já dá para ter uma ideia do que você pode experimentar por lá. Espero que tenham gostado e amanhã teremos mais da Grécia aqui no Modo Avião. Até mais! <3
Comments